Ainda vale à pena fazer faculdade de recursos humanos?

 

Com tantos cursos profissionalizantes no mercado é comum que você se pergunte se ainda vale à pena fazer faculdade de recursos humanos. Entretanto, é importante lembrar que ter um curso superior é o primeiro degrau para ter sucesso em uma carreira.

O curso de recursos humanos é tecnólogo e dura em média de 2 a 3 anos. Compensa você parar para pensar o quanto compensa investir dois anos da sua vida em uma qualificação. Não estamos falando de 4 ou 5 anos, mas de apenas dois!

Durante o curso você pode ir fazendo estágios na área e conseguir melhor formas de entrar no mercado de trabalho.

A área ligada a gestão de pessoas cresce a cada dia e você pode futuramente se especializar em determinadas áreas do conhecimento dentro da área de recursos humanos.

 

Como é perfil do profissional que faz faculdade de recursos humano

Normalmente está ligado à pessoas que gostam de aprender e que conseguem ter um bom relacionado com outras pessoas.

Para se dar bem na área de recursos humanos você precisa ser curioso e aprender se interessar em ajudar as pessoas, já que muitos dos ensinamentos da faculdade de recursos humanos vão te ajudar a analisar e melhorar o desempenho de diversos tipos de pessoas.

É importante lembrar que o mercado de trabalho para essa área é amplo e mesmo que você comece ganhando pouco tem a opção de trabalhar para você mesmo!

O profissional autônomo em recursos humanos pode dar treinamentos ou prestar serviços especializados.

Ao realizar um curso em uma faculdade de recursos humano você também sai preparado para coletar dados técnicos sobre o desempenho de pessoas em determinadas áreas de trabalho. Além disso, você também terá competências para ser um consultor de uma empresa, indicando como está os campos de RH desta empresa e dizendo o que é necessário para que esse estabelecimento melhore.

 

Como um profissional de RH pode ajudar uma empresa?

Muitas vezes uma empresa não vai muito bem porque não está sabendo recrutar profissionais e essa pode ser uma função para você corrigir.

Em outras situações, os funcionários são bons, mas não estão motivados ou satisfeitos com as condições que a empresa oferecem. Não conseguem impor sua vontade e acabam tendo uma desenvoltura prejudicial para o andamento da empresa. O profissional que cursou faculdade de recursos humanos terá conhecimento suficiente para trabalhar com a melhoria da motivação dos funcionários e ainda conseguir desenvolver planos para que essas atitudes não venham a se repetir.

Outra coisa muito importante em uma empresa é o relacionamento do cliente com  o estabelecimento. É preciso ter um olhar clínico par saber porque uma determinada empresa não consegue manter clientes e é o profissional de RH quem faz essa análise e acaba criando uma ligação entre esse cliente e a empresa. Além disso, ele desenvolve artimanhas para acompanhar as relações entre cliente e empresa a longo prazo, sempre investindo em inovações e aplicando em novas tendências de mercado.

Como você pode ver o profissional que faz faculdade de recursos humanos tem uma grande gama de área que pode explorar. É possível se encontrar dentro desta área e conseguir descobrir qual o melhor caminho para o seu perfil profissional.

Além dos cursos convencionais oferecidos presencialmente por universidades, você pode optar por cursos faculdade de recursos humanos ead, assim você pode usar o seu tempo livre para conseguir uma melhor qualificação no mercado de trabalho.

Esperamos que você tenha entendido melhor como é a vida de um profissional que cursou faculdade de recurso humanos, se tem dúvidas sobre esse assunto deixe um comentário que responderemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *