Seja um tecnólogo em logística

Financial document in laptop on background of three business partners having meeting

Aquele que deseja trabalhar como tecnólogo em logística precisa ser um profissional flexível, que possa trabalhar em horários alternados e ter também o interesse em outras áreas da empresa, podendo trabalhar em diversos tipos de fábricas, distribuidoras, varejistas e atacadistas.

O tecnólogo em logística é basicamente responsável por administrar diversos materiais e recursos que serão usados na empresa. Ele é quem vai controlar todo o estoque, desde da forma com que são armazenados até a movimentação interna e distribuição do produto, seja em fábricas ou varejos. Este profissional tem que manter contanto com os fornecedores e clientes da empresa, também é responsável por operar alguns sistemas.

Atualmente houve um grande crescimento no setor de economia, então todos os profissionais das áreas de administração, economia e engenharias são bastante procurados.

Basicamente o objetivo deste profissional é planejar e organizar todo o estoque para que ele seja armazenado da melhor forma possível, determinar como ele será transportado de forma que tudo isso seja eficiente e eficaz.

 

Quem recruta o tecnólogo em logística?

Observando o mercado atual é possível determinar que as áreas que mais recrutam estes profissionais são indústrias farmacêuticas e empresa de comercio eletrônico.

Se este o profissional já é treinado para trabalhar em uma função especifica e especializada, conhecendo a fundo algum material ou processo industrial, tem mais chances de receber um melhor salário mesmo no início da carreira. Enquanto é aquele que é apenas técnico, formado em administração ou economia, entram no cargo recebendo em média dois a três salários mínimos. Engenheiros recebem de seis a oito salários mínimos.

O que é preciso para ser um tecnólogo em logística?

Para aqueles que desejam ingressar nesta área é preciso que tenham conhecimento de tecnologia da informação, pois eles precisaram trabalhar com diversos tipos de bancos de dados e sistemas. É recomendável também que ele domine outras línguas além da sua nativa, pois assim será capaz de se comunicar com fornecedores e até mesmo clientes de diversas partes do mundo, o que certamente fará com que o seu salário aumente.

Para facilitar no entendimento, separamos alguns tópicos sobre o que é preciso para ingressar na área:

 

  • Liderança

Para ser um bom tecnólogo em logística é preciso saber liderar e ter organização. Este profissional irá trabalhar em diversos setores da empresa, sendo eles internos e externo. Irá entrar em contado com os clientes, fornecedores e até mesmo com empresas terceirizadas.

Sendo assim, para que seja possível manter todas as coisas sobre seu total controle e fazer com que as cosas funcionem, ele precisa ser líder. Isso envolve manter toda a equipe motivada e inspirada, fortalecendo o relacionamento entre os mesmos.

 

  • Visão e estratégia

Várias empresas investem muito em seu setor de logística, devido ao fato de que através da organização e planejamento deste setor é possível reduzir extremamente os custos e fazer com que as tarefas mais complicadas sejam simples de serem realizadas.

Se o tecnólogo em logística tiver uma boa visão estratégica certamente irá conseguir observar oportunidades de otimizar a forma com que as coisas funcionam, fazendo com que a empresa cresça.

 

  • Visão Global

É altamente recomendável que este profissional domine outros idiomas e tenha conhecimento de outras culturas, isso certamente fará com que ele fique na frente de outros na hora de uma entrevista de emprego.

 

  • Conhecimento Organizacional

O tecnólogo em logística necessita fazer com que todos os setores trabalhem junto a logística, porque ela não é um setor independente. Por isso normalmente estes profissionais já trabalharam em outros setores da empresa antes de assumirem este cargo.

 

  • Conhecimento de tecnologias

Duas coisas que andam juntos nessa área é a logística e a tecnologia. Então o profissional necessita ter conhecimento de todas as inovações da atualidade que são relacionadas a logística, o que será um diferencial, visando sempre a redução e custos.

 

O que faz este profissional?

O tecnólogo em logística é a pessoa responsável por administrar matérias e recursos usados na empresa, visando otimizar a forma com que o espaço de forma que o tempo e o custo de cada processo sejam reduzidos. Tem a função de controlar o estoque o como os produtos serão armazenados.

 

O que devo estuda trabalhar com logística?

Hoje em dia existem vários cursos técnicos da profissão, graduações de tecnólogo em logística e também bacharelados. Para ingressar na profissão também é possível estudar administração, economia ou até mesmo Engenharias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *